Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

O falso testemunho é o ato de condenar, mentir, caluniar, e cortar o caráter e influência sobre outros para acusar ou julgar mal uma pessoa inocente. Muitas pessoas sofrem muito, porque alguém as acusou injustamente de coisas que nunca fizeram. Outras pessoas passam a vida inteira falando com os outros de maneira errada, causando danos emocionais e interministeriais, e muitas vezes atrasando ou mesmo impedindo a realização de grandes propósitos. Em provérbios 6: 16-19, a bíblia vai dizer: Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que máquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.  

É importante meditar sobre esse mandamento, pois precisamos nos despertar para a importância de guardar a língua, para não fofocar, deturpar, mentir, criticar e dar falso testemunho, pois essas palavras vão atingir o coração de alguém e podemos contaminar, desanimar, atingir o seu bem-estar e até saúde mental.  


Deus odeia mentiras, falsidade, engano e falso testemunho, podemos ver constantemente na Bíblia exemplos de como Ele pune todos os que caem neste mal. Sendo assim, quem fala mentiras contra outra pessoa e afirma algo que um ou outro inventou como verdadeiro, revela que seu coração está contaminado, podemos ver essa verdade em Mateus 15.19 : Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.  


Devemos nos omitir diante da difamação?


Este mandamento fala também sobre difamação, uma vez que essa atitude gera muitos males, é necessário alertar que precisamos manter uma conduta correta diante de Deus e das pessoas, por essa razão, o Senhor nos orienta a dizer a verdade. Em alguns casos, pecamos na tentativa de evitar um mau ou esconder um segredo que parece mau, para tranquilizar uma pessoa, porém esse posicionamento da mesma forma desagrada o coração e Deus.  

Quem omite a verdade é semelhante: ambos são culpados: primeiro porque evita e segundo porque se esconde. Podemos ver nas Sagradas Escrituras, o diabo sendo chamado de Pai da mentira, sendo assim, se torna filho das trevas e não pode agradar a Deus quem nessa prática. A Fofoca, calúnia, mentiras e falsos testemunhos são um problema sério que vem com o mal uso da língua, semelhante a uma praga que ataca e destrói implacavelmente ou universalmente, a dignidade, a imagem e o carácter das pessoas.  


Em Levítico 19:16 está escrito: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Êxodo 23.1 Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.  


Deus nos chama para sermos puros.

Você sempre será tentado a representar falsamente uma terceira pessoa em qualquer lugar ou a qualquer momento, e devemos agir com cautela para não pecar contra Deus. Como nos ensina a palavra em Filipenses 4.8: quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Se meditamos nessas coisas, são essas as palavras que sairão dos nossos lábios. Dessa forma vamos agradar a Deus em todas as situações.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp