É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

Lucas 13:19

A fé é a chave com a qual muitas portas são abertas.

Precisamos aumentar nossa fé para cada situação da vida que surge em nosso caminho. Embora em algumas situações as pessoas olhem para nós e nos questione onde está a nossa fé?! Não precisamos focar em responder as expectativas dos outros, mas a realidade é que precisamos usar a medida necessárias de cada dia. Dessa forma, estamos exercitando e treinando a nossa estrutura para situações inesperadas que surgem na nossa rotina.

A fé é revelada quando nos deparamos com um novo desafio.

Muitas vezes, só percebemos o nível de fé que caminhamos quando os desafios aparecem. Pois, para cada desafio nos exige um nível de fé.

Há momentos em que acreditamos que Deus nos abandonou e tememos aquela grande montanha que está diante de nós. Parece que não iremos superá-la, mas quando decidimos andar em fé e perseverar; Então percebemos que era necessário passar por algumas situações, pois passamos a aprender a confiar e descansar totalmente em Deus .

Temos na Bíblia vários exemplos onde uma grande confiança foi demonstrada através de uma circunstancia adversa. Podemos ver, um exemplo desses, através da história da mulher Cananéia. Quando sua filha foi atormentada por demônios e ela clamando por socorro, se deparou com o silêncio de Jesus, à rejeição do povo, à resposta inesperada do Senhor, e tudo isso serviu para que sua fé pudesse crescer e gerar o milagre e que sua filha precisava. Mateus 15: 21-28

É necessário reconhecer que precisa aumentar o nível de fé.

Nem sempre estamos com o nível de confiança necessária para viver algumas situações, de maneira mais tranquila. Mas é preciso reconhecer diante de Deus que existe uma real necessidade de sair de um nível para o outro. É preciso pedir ao Senhor que aumente a fé, assim como os discípulos fizeram, e não somente receber, mas alimentar diariamente pela palavra e Deus, através da adoração e oração, para que surgindo outras situações adversas, não venha esmorecer.

Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. Lucas 17:5

É necessário ter fé para ajudar os amigos .

Ninguém caminha sozinho. Temos a nossa volta família, amigos, colegas de trabalho, porém cada um vive em um nível de fé diferente, e em alguns casos, existem pessoas que por alguma razão estão paralisadas e não conseguem avançar na dificuldade em que estão. Precisamos estar sensíveis e entender que a nossa fé, muitas vezes, será uma ferramenta poderosa para ajudar outros a sair da paralisia em que estão. Pois aquilo que Deus derrama em nós é também para transbordar na vida de pessoas a nossa volta.

Vemos na passagem de  Mt. 9: 1-2 que levaram até Jesus um paralítico deitado em uma cama e ele foi curado por Jesus.

Vemos através dessas passagens, a importância de alimentar a porção de fé que há em nós. Pois, todos nós passamos por situações adversas em que será necessário ter o coração em Deus, e continuar crendo na sua palavra e nas suas promessas. Sabendo que o nível de fé em que caminhamos, será crucial não somente para viver as situações que nos surpreendem, mas também para ajudar e ser influencia para pessoas a nossa volta que estão em paralisia e muitas vezes pensando em desistir da sua própria fé.

Por isso, não importa o que aconteça, continue crendo e perseverando no que Deus liberou sobre a sua vida. Pois o nosso papel é crer e o de Deus é cumprir o que prometeu.